top of page
Tampo mármore

Síndrome de Burnout

  • dranargilasilva
  • 30 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger (médico americano), o qual está registrado no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), caracterizado pelo estado de tensão emocional provocado por exaustão extrema, estresse cômico e esgotamento físico, emocional e psicológicos desgastantes, ou seja, situações que exigem o envolvimento interpessoal direto e intenso, as quais demandam muita responsabilidade ou até mesmo excesso de competitividade.



O termo “Burnout” vem do inglês e é uma união de duas palavras: “burn”, que quer dizer queimar, e “out”, que significa exterior, ou seja, fatos externos que causam pressão no interior e na mente, causando impactos graves resultando em episódios de ansiedade e estado depressivo.


Seu surgimento vem com objetivos difíceis de serem alcançados, como por exemplo, metas impostas por seus superiores, ou pelo acréscimo de funções, as quais a pessoa pode não ser capacitada e precisa de grande desempenho, podendo afetar a realização de demandas já solicitadas. A doença está ligada ao trabalho e é derivada exclusivamente das situações que ocorrem no âmbito profissional.



Para que seja diagnosticado a pessoa não precisa sentir todos os sintomas indicados, algumas pessoas possuem indícios leves que vão piorando com o passar do tempo, vejamos:


· Exaustão extrema, física e mental;

· Dor de cabeça frequente;

· Alterações no apetite: sentir mais ou menos fome;

· Insônia;

· Sentimentos de fracasso e insegurança;

· Dificuldades para se concentrar;

· Pensamentos negativos constantes;

· Sentimentos de derrota e incompetência;

· Desânimo;

· Alterações de humor;

· Aumento da pressão arterial;

· Dores musculares;

· Isolamento;

· Alteração dos batimentos cardíacos;

· Problemas no sistema gastrointestinal (estômago e intestino).


O seu tratamento é realizado por psiquiatras ou psicólogos, que auxiliam na identificação da causa geradora principal da síndrome, assim como, ajudam no desenvolvimento de mecanismos que o paciente possa usar para se conhecer melhor e lidar de maneira mais eficiente podendo assim vencê-la.


O tratamento não possui tempo para termino, depende exclusivamente do esforço e dedicação do paciente para que haja mudanças em sua rotina e ambiente de trabalho.


Algumas pessoas além de seu tratamento, buscam técnicas de relaxamento para diminuir o estresse diário, como por exemplo, meditação, pratica de exercícios físicos e um tempo com a família e amigos, relaxando e fazendo coisas que estimulam o hormônio da felicidade.


Caso apresente algum sinal, procure um especialista, pois a síndrome de Burnout é muito perigosa e pode desencadear outras doenças.

 
 
 

Comentários


5.png
  • 10_1
  • 11

 Av. das Nações Unidas, 18801 - cnj 405, Sala 02 - Santo Amaro, São Paulo - SP, 04795-100

+ 55 11 9 9103-4110 

©2022 por Silva Advogados Associados

bottom of page