Como ficam os jogos da Copa do Mundo e o Trabalho?
- dranargilasilva
- 10 de nov. de 2022
- 1 min de leitura

Sabemos que os dias de jogos do Brasil não são considerados feriados. A legislação trabalhista não prevê a obrigação de que as empresas devem dispensar os seus funcionários no dia do evento. Contudo, algumas empresas entram em acordo com seus funcionários para que todos possam acompanhar as partidas da seleção, negociando assim, uma pausa, trabalho de meio expediente ou até mesmo uma folga.
Neste ano, na primeira fase do torneio os jogos da seleção serão em dias da semana, durante os horários comerciais, coincidindo assim, com o horário de expediente da maioria dos brasileiros, vejamos:
Mas, se o funcionário faltar em dias de jogos?
Nestes casos, os funcionários devem ter ciência de que faltar no trabalho pode trazer consequências. Pois em regra, as faltas injustificadas possibilitam o descontos, ou seja, dia de trabalho descontado, em alguns casos, desconto da remuneração do dia de descanso, assim como, dos benefícios recebidos, vales transportes, refeições, entre outros.
Apesar das consequências, vale ressaltar que a falta injustificada não é motivo para uma dispensa por justa causa, contudo, em casos que as faltas sejam rotineiras e sem justificativas, a empresa pode considerar plausível adotar a medida punitiva.
Vale ressaltar, que é importante que as empresa entendam que os jogos da seleção afetam os ânimos dos seu funcionários. Então empresas, levem em consideração quando forem negociar sobre o tema.
Fonte: IOB







Comentários